sábado, 14 de abril de 2012

Futebol - Torcida

Leia também no blog:
FUTEBOL
Torcida 
Permita-me mostrar á vocês o que é torcida ou o que deveria ser. E que hoje o que é conhecido como torcida, mais especificamente torcidas de futebol, é uma coisa verdadeiramente sem sentido algum.

Fazer você torcer é mais uma vez o sistema te usando. Como usar sua fé para obter lucro enquanto te mantém alienado, nada diferente do que acontece nalgumas igrejas.

Como qualquer pessoa você também representa uma potencial ameaça ao sistema, então ele arranja algo para você fazer, algo que ele controla e que te mantém ocupado. É como a chupeta, o bebe pede o peito e a mãe dá a chupeta e ele se cala.

Mas o que deve ser verdadeiramente torcida e seu real valor?

Sua torcida é sua fé e você torce sempre pela vida, e esta torcida depende de quem você é. 
Você podê ser uma pessoa bem limitada que torce apenas para si próprio, almejando felicidade e riquezas apenas para si e seu pequeno circulo familiar. Ou pode estender estes desejos para o mundo todo desejando ver um mundo melhor e trabalhando por isto.


Mas como é isso?

Você casa e sua esposa engravida. Então você torce para que seu filho nasça com saúde. 
Após o nascimento você sempre vai torcer e lutar por ele, que as coisas para ele sempre saiam bem, você põe sua fé nele.
Então você começa torcendo por você, por sua família, por sua comunidade, você pode adotar alguma causa e torcer por ela também. Em tudo isto você investirá seu tempo, sua força, sua vida e sua fé.
Esta ai tudo pelo que verdadeiramente você deveria torcer e aplicar sua energia para que dessem tudo certo.

Vamos para a torcida no futebol, entender o que seria aceitável.

Para seu lazer você reúne seus amigo e vai jogar bola com eles, se são de fato seus amigos você torce para que ninguém se machuque e torce também para que o time que você esta jogando vença, porque isto faz parte, não da atividade mas da brincadeira.

Agora se seu time de amigos for jogar contra desconhecidos, você naturalmente, mesmo que não jogue irá torcer para eles. Você sempre vai torcer para as pessoas que são próximas a você, como filhos, família, amigos, você torce para que seu meio cresça, você apenas não deseja isto mas trabalha por isto.

Esta é a busca da humanidade pela perfeição, a tendência de buscar sempre melhorar as coisas em sua volta e assim a própria vida.
Sendo esta busca coletiva, vem a torcida. 


A nível individual isto dependerá de cada individuo. Se ele vai ou não fazer a diferença no meio em que vive vai depender da sua moral e ego;
Ele pode ter um ego bem pequeno e torcer apenas para coisas ou pessoas que ele julga ter posse, como sua família.
Ou pode ser um altruísta e torcer pela humanidade e tudo o que ela implica.

Este segundo caso é verdadeiramente um problema para as pessoas que controlam o sistema. Porque uma pessoa altruísta ela luta por mudanças, o que significaria perca de poder dos controladores.
Como defesa, o sistema usa esta força do individuo contra a própria sociedade, controlando o individuo através de suas idéias, fazendo com que o individuo desvie o foco de sua luta ou mesmo que nunca veja o verdadeiro motivo pelo qual deve lutar.


Então toda esta energia, tempo e dedicação que o individuo poderia aplicar em uma causa libertária, ela é desviada para um time de futebol. É onde o individuo fica eufórico quando seu time vai bem, ou até chora quando o time perde um jogo.

O individuo é adestrado através da TV a gastar seu tempo, sua energia, sua fé, etc., com algo completamente inútil ao qual o sistema detém o controle.

A TV, a mídia é a máquina de abtolação, dementização do sistema, e se tratando de futebol, veja como ela se introduz na sua família onde cada membro torce para um time diferente e até se riem disso. As vezes torcem para um time de outro estado ou até mesmo de um outro país. Que sentido isso tem?

Você esta sendo usado! 
Você torcedor pare e pense; “Por que estou fazendo isso?” 


Jogar futebol é uma atividade física como qualquer outro esporte e não é preciso torcer para jogar.
Para um jogador de futebol a sua torcida é motivo de preocupação porque ele sabe que vai decepciona-lo por ele não está nem ai pro seu time. Para a maioria dos jogadores aquilo é só trabalho e eles vão para a "firma" que paga mais.

Você torcedor quando seu time ganha, você não ganha nada e quando ele perde, idem. 
Este sentimento de perda e ganho que você tem lhe mostra o quanto você se prendeu a esta armadilha. 
Tente ver isto para que você possa se libertar, resgatando o verdadeiro sentimento de torcida que é mobilizar suas forças físicas e mentais para fazer algo útil para si e para a sociedade. 
Comece a fazer isto torcendo por você mesmo.

Márcio JS abril 2012.


Leia também no blog:
FUTEBOL


Agora, se você ainda não entendeu do que se trata esta prisão, fique a vontade por sua conta e risco a assistir este documentário com 50min de duração, narração em espanhol com legendas em português, ele vai fazer ruir sua realidade.

Aos amigos mais despertos, assistam e repassem.



Da Servidão Moderna (com legenda embutida)

http://www.youtube.com/watch?v=WZ4fBHq8qIM

Um comentário:

  1. Falou bem márcio, além de sermos escravos da elite, ainda por cima ganhamos uma merreca de salário, e ainda existem muitas pessoas burras que caem na cilada do futebol. É uma porcaria de vício e ainda deixam essas pessoas mais burras e retardadas,e ainda agressivas. Cansei de ver pessoas que mal tem o que comer, e vai gastar o dinheiro que mal tem nessa porcaria de futebol e deixa os filhos passando fome, acho isso um absurdo, af Acorda povo.

    ResponderExcluir